Hoje vou falar um pouco mais do IFTTT. Uma plataforma muito interessante de automação de tarefas a partir de aplicativos que se conectam na nuvem.

O IFTTT tem esse nome diferente mas que fala por si. IF This, Than That, em português, Se Isso, Então Aquilo. Ou seja... Se algo acontece nesse app aqui, então execute algo naquele aplicativo ali.

São exemplos de integrações:

  • Se horário igual 7:30 da manhã, então vá no meu Google Calendar, veja a primeira reunião do dia e me notifique no Slack. (aqui)
  • Se uma nova tarefa for criada no Trello, adicione no meu ASANA
  • Se um novo card é criado no Trello, adicione-o a uma linha em uma planilha do Google Spreadsheet (aqui)
  • Quando o GPS do celular Android da minha filha se aproximar do meu celular, me avise pelo Slack

Os exemplos são apenas uma abordagem frente as possibilidades que o IFTTT garante a você ou sua equipe.

Trello + ToDoist

Uma receita pessoal e que considero muito produtivo, principalmente se você participa de muitos quadros no Trello é: Quais são os cards do Trello que estão marcado como "para mim" e que preciso priorizar para atuar/trabalhar?

Mais ou menos assim: Tenho uma penca de tarefas a executar, em vários quadros diferentes do Trello, como me organizar?

Há quem goste de usar o caderno tradicional para isso. Me incluo nesse time. Mas uso o caderno junto com um outro gerenciado de tarefas: ToDoist, e o IFTTT é uma mão na roda nessa hora.

Basicamente ele conecta o Trello com o ToDoist e toda vez que pintar um CARD no Trello marcado para você, uma tarefa será criada no seu gerenciador pessoal de tarefa. O Todoist eu uso em um formato eu comigo mesmo. Já tentei usá-lo em equipes mas não foi produtivo... Então ele se porta como um gerenciador pessoal de tarefas.

Como Fazer a Conexão

Acesse o IFTTT e acesse esse APPLET já criado pela comunidade.

Siga os passos de conectar o TRELLO e o TODOIST à sua conta no IFTTT.A configuração é simples.

A primeira etapa é escolher no TRELLO, qual BOARD você quer conectar. Nesse caso escolhi qualquer board (any board).

A primeira etapa é escolher no TRELLO, qual BOARD você quer conectar. Nesse caso escolhi qualquer board (any board)

Após escolher ANY BOARD, você escolhe em qual projeto do TODOIST você quer criar a TAREFA. Eu criei, antes, um projeto no TODOIST chamar PARA MIM, para eu saber que o que está ali é o que vem do TRELLO.

Seguindo a configuração da foto anterior, é possível estender o conteúdo da tarefa que será criada no TODOIST. Colocando parâmetros que o Trello fornece. Para tanto, basta usar o botão "Add Ingredient".

Feito isso, salve.

E agora, teste. Crie um card no Trello e coloque você como responsável. Cruze os dedos, espere, e veja a tarefa ser criada no Todoist.

Done!

Espero que seja útil na sua produtividade em tempos de remoto em pauta.