Deixa do jeito que está, que está bom.

Não mexe não porque vai confundir as pessoas.

Haja paciência para os que não querem fazer diferente mas querem resultados diferentes.

Essa frase é batida, do Einstein: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. Ora, vamos ficar como estamos, do jeito que estamos, fazendo do mesmo jeito, enquanto o concorrente vai fazendo diferente e se preparando para tomar todo o nosso mercado, né?

Existe palavra alternativa à preguiça, para descrever o comportamento de pessoas que nem se dão ao trabalho de ouvir ideias e possibilidades tecnológicas ou de rotinas alternativas à solução de um problema posto?

Não consigo encontrar outra palavra... PRE-GUI-ÇA: Estado de prostração e moleza, de causa orgânica ou psíquica.

Profissionais sêniores (não necessariamente de idade) que, no medo de dizerem "não sei" ou "não estou entendendo", preferem dizer não à ouvir uma ideia engenhosa de solução inovadora para um problema.

O Mundo está complexo. O tal do VUCA: Volatile, Uncertain, Complex, Ambiguos ou VICA, Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo e não existe resposta simples para problema complexo. Se alguém tiver propondo, a probabilidade de ser uma cilada é positiva e tendendo a 1. Problema complexo pede solução engenhosa mesmo...

Para todo problema complexo existe sempre uma solução simples, elegante e completamente errada.

Frase famosa by Henry Louis Mencken

Profissional Moderno

O profissional moderno é o que colabora, explora, co-cria, pesquisa, dialoga, estuda e aprende a todo tempo, com todos os membros do time, do júnior ao CEO, sem muito medo de dizer não sei. É capaz de errar de forma calculada, dentro de uma jornada de aprendizado, se fazendo uso de conceitos, já batidos, de prototipação e aprendizados a partir de MVP's (produtos minimamente viáveis).

Não seja o preguiçoso da inovação. Não torça o nariz para o cara das ideias malucas do time, pode ser que venha desse cara a próxima sacada garantidora de vantagem competitiva do seu negócio.

Se você é daqueles que não curtem muito quando aparece uma mudança, uma nova tecnologia, uma nova rotina, adapte-se pois o jogo agora é outro... É sobre flexibilidade, adaptação e resposta rápida a mudança. É Agile, é sobre responder rápido mais do que ter um plano estruturado de longo prazo para ser executado. O Netflix saiu de serviço de streamming para produtor de conteúdo, respondendo rápido ao surgimento de outros players de streamming, diferente da postura de uma antiga gigante, a Blockbuster.

Roube ideias como um artista, remixe, aguce seu instinto criativo-flexível e abra a cabeça ao novo. Maluquice, podemos remeter ao Einstein, ou apenas à interpretação rasa de alguém que não conseguiu ter plena visão da proposta-resolução de um problema complexo. Maluco é quem propõe algo engenhosamente complexo ou aquele que não consegue compreender/perguntar? Fica contigo a interpretação. Boa semana!