Um VPS é um Virtual Private Server. Um servidor virtual privado, rodando, via de regra, alguma distribuição Linux.

Para trabalhar com servidores virtuais, o caminho tradicional é via acesso SSH (Secure Shell), no entanto muitos profissionais da WEB acabam preferindo trabalhar com interfaces visuais de manipulação e configuração do que com a tradicional linha de comando.

Essa semana pintou uma demanda no campo aí dos VPS's e e tive de analisar as plataformas disponíveis no mercado. O resultado do apanhado eu compartilho aqui: Soluções para gestão visual de servidor VPS. (Nada de Docker…)

VESTA CP

O Vesta se propõe a ser um painel de controle de hospedagem simples e inteligente.

Vem com o Softaculous auto installer, que facilita a vida que quem precisa instalar aplicativos volta e meia, e não quer ficar estudando aplicação por aplicação. Aparentemente ficado no end user, non-tech.

WEBMIN

O Webmin aparenta ser o tiozão das ferramentas, com um interface mais oldshool. Fiquei curioso e fui dar uma pesquisada. O Webmin estava sendo desenvolvido para ser lançado como um produto comercial, e as versões anteriores foram lançadas como betas antes de 2000. O Webmin recebeu um patrocínio de desenvolvimento e, então, foi lançado com open (tá no github).

Quase todo o desenvolvimento do Webmin foi feito por Jamie Cameron, embora muitas pessoas tenham contribuído com patches e traduções para outros idiomas. Existem também muitos módulos de terceiros que foram desenvolvidos por outras pessoas separadamente. É mantido pelo próprio Jamie, agora um Googler - Jamie Cameron.

AJENTI

O Ajenti se propõe a ser um software de Instalação fácil, através do gerenciador de pacotes do seu sistema. Roda sobre o sistema operacional da forma que estiver, sem se meter muito nos arquivos de configuração e já vem com muitos plugins para configuração, monitoramento e gerenciamento de sistemas e softwares.

Ajenti é feito em Python, portanto extensível nesta linguagem e possui API para desenvolvimento de plugins. (tá no github) Tem uma pegada de design e se propõe a ser leve e agradável.

SENTORA

Gerenciamento simplificado: O Sentora foi projetado para simplificar o gerenciamento de hospedagem na web, oferecendo aos seus clientes a capacidade de gerenciar rápida e facilmente sua hospedagem na web.

O Sentora é gratuito para baixar e usar o painel de controle de hospedagem desenvolvido para servidores ou computadores baseados em Linux, UNIX e BSD. O software Sentora pode transformar um servidor doméstico ou comercial em um servidor de hospedagem completo, fácil de usar e gerenciar.

A equipe trabalha e fornece o software como um projeto de 'hobby', não tem apoio comercial nem fazem isso como recompensa financeira.

O Sentora é escrito em PHP e utiliza vários outros pacotes de software de código aberto / GNU, como Apache HTTPd, PHP, Dovecot, Postfix, ProFTPd e MariaDB para citar alguns.

ISPCONFIG

O ISPConfig 3 é um painel de controle de hospedagem de código aberto para Linux, capaz de gerenciar vários servidores a partir de um painel de controle. O ISPConfig está licenciado sob a licença BSD.

Possui um online demo aqui

FROXLOR

Aparentemente um projeto mais recente, mas bastante interessante, com comunidade ativa. Leve e intuitivo, desenvolvido por administradores de servidores experientes, de código aberto (GPL) simplifica o esforço de gerenciar sua plataforma de hospedagem. Link aqui.

CENTOS WEB PANEL

Outro bem interessante, com bastante base de usuários, roda em CentOS 6.x, 7.x, RedHat 6.x, 7.x, CloudLinux 6.x, 7.x.

Link aqui

Resumo da Opera

Se você for utilizar uma solução para gerenciar sites com mais performance e profissionalismo, qualquer um dessa lista vai te ajudar, bastando conhecimento sobre infra estrutura.

Se você for subir uma operação dedicada de hospedagem de sites, importante estudar cada projeto desses em mais profundidade de forma a entender a melhor ferramenta que supra as necessidades bem como o roadmap de desenvolvimento.