Esse post é um resgate do conteúdo de um workshop ministrado para um time de gestores de um grande Plano de Saúde do Espírito Santo em 2019.

By Salim Ismail, Yuri Van Gees, Michael S. Malone.

Bem-vindo à época das mudanças exponenciais, o melhor momento para se viver. É o momento em que a concorrência não é mais a empresa multinacional no exterior, mas o cara em uma garagem no Vale do Silício, utilizando as mais recentes ferramentas online para projetar e imprimir a partir da nuvem sua última criação.
Essas empresas estão cada vez mais rápidas, contam com pessoas cada vez mais capazes de se reinventar a uma velocidade ímpar. São pessoas e empresas extremamente criativas
Uma nova visão da organização que seja tão tecnologicamente inteligente, adaptável e abrangente quanto o novo mundo em que vai operar – e, no final de tudo, transformar.

Para entender um pouco mais sobre como entregar mais, mais rápido, em um ambiente cada vez mais complexo, por favor, leia.

Organização exponencial é aquela que vivencia um impacto desproporcional comparada aos seus pares tradicionais, resultado de adoção de soluções que aceleram seu negócio.

Os 6 D's das Organizações Exponenciais

10 Atributos de uma EXO (Exponential Organization)

1 - Staff on Demand

Se falamos de testar algo, é melhor prototipar. Talvez seja menos arriscado buscar gente fora, mais especialista, sem “casamento".

2 - Comunidade e Crowd

Grupos de whats app, plataformas de “massa” crowd funding, crowd equity e crowd learning.

3 - Algoritmos

Em ciência da computação, um algoritmo é uma sequência finita de ações executáveis que visam obter uma solução para um determinado tipo de problema.

4 - Ativos Alavancados

Menos imobilizado, mais eficiência… Coworking, saas, paas, eaas…

5 - Engajamento

Técnicas diversas de envolvimento como gamificação, member get member, referral…

6 - Interface

Fluxos de trabalho automatizados que direcionam saídas automáticas…

7 - Dashboards

Rastrear e monitorar o desempenho. Todos os membros de uma organização podem acessar métricas em tempo real por meio de um painel.

8 - Experimentação

Experimentação rápida e a melhoria do processo por meio de ciclos rápidos de feedback.

9 - Autonomia

Hierarquias para promover a agilidade e acelerar os tempos de aprendizado e reação.

10 - Tecnologias Sociais

Colaboração, digital workplace, canais de socialização de informação.